quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Atividade Física Sem Exageros

O corpo saudável é desejo comum, principalmente com a proximidade do verão. Faltam poucos meses para a temporada de sol , nessa corrida contra o tempo, muitos cometem excessos. Se por um lado a prática de atividade física beneficia a saúde, por outro, o exagero pode prejudicar os resultados e comprometer o organismo.
Limites físicos devem ser respeitados de forma individual. É fundamental uma recuperação plena, a falta de descanso pode desencadear a Síndrome da Fadiga Crônica (overtraining). Os benefícios para a boa forma física são conquistados justamente nessa fase de recuperação (anabolismo). Por isso o repouso é tão importante, juntamente com o sono e a alimentação equilibrada. Essa compensação tem tempo de duração determinada, os intervalos podem variar entre 24, 48 ou ate 72 horas, dependendo da intensidade, freqüência e volume dos exercícios.
Durante o treino os recursos energéticos são reduzidos (catabolismo), essa quebra no metabolismo, ocorre devido a utilização do glicogênio muscular, da reserva de gordura e das proteínas. Nessa fase o organismo esta em débito, portanto a intensidade e o tempo de duração da atividade física devem ser controlados, sem exageros.
A adequação de um treinamento equilibrado com base na frequência, intensidade e repouso é a maneira mais coerente e um princípio essencial para a saúde do seu corpo.
Use sempre o bom senso a seu favor, lembre-se sempre dos alongamentos, hidrate-se e nunca esqueça, a diferença entre o veneno e o remédio esta na dose.

Nenhum comentário:

artigo publicado na revista anual da localiza com circulação no brasil e america latina

artigo publicado na revista anual da localiza com circulação no brasil e america latina
ATIVIDADE FISICA SEM EXAGERO

PARCERIAS

PARCERIAS

Personal Rodrigo Dias